21 de dez. de 2008

O Turismólogo no Inferno

O Turismólogo no Inferno.
Um turismólogo desceu aos portões do inferno e foi admitido. Mal havia chegado, já estava insatisfeito com a bagunça que era aquilo ali... Logo começou a fazer projetos para coibir aquele caos. Pouco tempo depois já não havia no inferno tanto tumulto para as visitas às poucas áreas de lazer:
-um plano de manejo determinava o nº de visitantes em cada local;
-não havia mais lixo espalhado pelo chão: foram colocadas lixeiras para a coleta seletiva;
-sacolas e sacos plásticos foram abolidos: distribuiu-se sacolas de tecido com a inscrição "Tenha bons hábitos até no inferno! Use sacolas ecológicas!";
-o caldeirão do diabo passou a ser aquecido com madeira certificada;
-todo o material utilizado (chicotes, vestimentas, alimentos, grades e ganchos de masmorras, etc) passou a ser produzido pelos habitantes, preservando o artesanato local, proporcionando trabalho e renda à população autoctone, evitanto a descaracterizaçã o do local;
- e um concurso para um pacote de viagem ao céu, àqueles que apresentassem projetos de turismo e sustentabilidade. Ninguém mais reclamava , a pouca água era tratada e reciclada, construídas fossas septicas, cursos para o receptivo (o que tornará menos traumática a entrada de novos habitantes!) e a determinação de se usar apenas a mão de obra local (acreditem, tem gente do trade turístico aceitando emprego até no inferno!). O turismólogo era um cara muito popular por lá. Um dia, Deus chamou o diabo ao telefone e perguntou, ironicamente: - E então, como estão as coisas aí embaixo?
E o diabo respondeu: - Uma maravilha! Agora aqui todos sorriem uns aos outros, não existe sujeira, as pessoas estão mais felizes... se alimentando melhor, com direito a algumas horas de lazer por dia, as dependências totalmente restauradas. .. isso sem falar no que o nosso Turismólogo está planejando para breve! Do outro lado da linha, surpreso, Deus exclamou:
- O quê!?! Vocês tem um Turismólogo aí? Isso foi um engano! Turismólogos nunca vão para o inferno. Mande-o subir aqui, imediatamente! O diabo respondeu: - Sem chance! Eu gostei de ter um Turismólogo e continuarei mantendo-o aqui. Deus, já mais irritado, fala em tom de ameaça: - Mande-o para cá, agora, ou tomarei as medidas legais necessárias. Eis que o diabo soltou uma gargalhada:
- Hahahaha...! Onde você vai arrumar um Advogado?

25 de nov. de 2008

uma folha branca

Uma folha branca tudo o que eu preciso Uma folha em branco como nosso futuro Uma folha branca como um dia de neve Uma folha branca como teus segredos Uma folha branca como o raio de Sol Uma folha branca como seu sorriso Uma folha branca como uma flor Uma folha branca feito algodão Uma folha branca de amor Uma folha branca pra ti Sua folha branca Uma folha só Uma folha Branca P a r a escrever eu adoro vcs..

18 de nov. de 2008

Viva como as flores

- Mestre, como faço para não me aborrecer? Algumas pessoas falam demais, outras são ignorantes. Algumas são indiferentes. Sinto ódio das que são mentirosas e ainda sofro com as que caluniam. - Pois viva como as flores, advertiu o mestre. - Como é viver como as flores?, perguntou o discípulo. - Repare nestas flores, continuou o mestre, apontando lírios que cresciam nos jardim. Elas nascem no esterco, entretanto são puras e perfumadas. Extraem do adubo malcheiroso tudo que lhes é útil e saudável, mas não permitem que o azedume da terra manche o frescor de suas pétalas. É justo angustiar-se com as próprias culpas, mas não é sábio permitir que os vícios dos outros o importunem. Os defeitos deles são deles e não seus. Se não são seus, não há razão para aborrecimento. Exercite, pois, a virtude de rejeitar todo mal que vem de fora. Isso é viver como as flores. (Seleção de Zacarias Martins (Gurupi/ TO) para a página do Calendário do Sagrado Coração de Jesus.) Fonte: http://alagoinhaipaumirim.blogspot.com/2008/10/viva-como-as-flores.html

17 de nov. de 2008

Hino da umbanda

" Refletiu a luz Divina
Em todo seu esplendor
É no reino de Oxalá
Onde há paz e amor
Luz que refletiu na terra
Luz que refletiu no mar
Luz que veio de Aruanda
Para tudo iluminar
A Umbanda é paz e amor
É um mundo cheio de Luz
É força que nos dá vida
E à grandeza nos conduz
Avante, filhos de fé
Como a nossa lei não há
Levando ao mundo inteiro
A bandeira de Oxalá..."

16 de nov. de 2008

Horoscopo das Flores

CRISÂNTEMO (de 24/9 a 18/10 ) A justiça e a nobreza de caráter são os atributos associados a essa flor, cuja origem se perde no tempo. As pessoas nascidas sob o signo de Crisântemo são justas e querem ver a harmonia e o equilíbrio disseminados pelo mundo.

Apreciam a beleza, a organização, o equilíbrio estético e o requinte. São extremamente elegantes e se comportam com discrição e charme. Precisam apenas controlar a tendência de querer mudar os outros, pois nem sempre aquilo que consideram como sendo o melhor serve de exemplo para os demais.

13 de nov. de 2008

Mulheres com juízo sempre encontraram homens com talento ‘

Mulheres com juízo sempre encontraram homens com talento Pelo amor de Deus, eu não quero usar nada nem ninguém, nem falar do que não sei, nem procurar culpados, nem acusar ou apontar pessoas, mas ninguém está percebendo que toda essa busca insana pela estética ideal é muito menos lipo-as e muito mais piração? Uma coisa é saúde outra é obsessão. Nem falar do que não sei, nem procurar culpados, nem acusar ou apontar pessoas, mas ninguém está percebendo que toda essa busca insana pela estética ideal é muito menos lipo-as e muito mais piração? Uma coisa é saúde outra é obsessão. O mundo pirou, enlouqueceu. Hoje, Deus é a auto imagem. Religião, é dieta. Fé, só na estética. Ritual é malhação. Amor é cafona, sinceridade é careta, pudor é ridículo, sentimento é bobagem. Gordura é pecado mortal. Ruga é contravenção. Roubar pode, envelhecer, não. Estria é caso de polícia. Celulite é falta de educação. Filho da puta bem sucedido é exemplo de sucesso. A gostosona da TV tem muito mais consideração do que a que está ao seu lado? A mulher mais bonita do mundo é aquela que você escolheu e que te ama. A máxima moderna é uma só: pagando bem, que mal tem? A sociedade consumidora, a que tem dinheiro, a que produz, não pensa em mais nada além da imagem, imagem, imagem. Imagem, estética, medidas, beleza. Nada mais importa. Não importam os sentimentos, não importa a cultura, a sabedoria, o relacionamento, a amizade, a ajuda, nada mais importa. Não importa o outro, o coletivo. Jovens não têm mais fé, nem idealismo, nem posição política. Adultos perdem o senso em busca da juventude fabricada. Ok, eu também quero me sentir bem, quero caber nas roupas, quero ficar legal, quero caminhar, correr, viver muito, ter uma aparência legal mas. Uma sociedade de adolescentes anoréxicas e bulímicas, de jovens lipoaspirados, turbinados, aos vinte anos não é natural. Não é não pode ser. Que as pessoas discutam o assunto. Que alguém acorde. Que o mundo mude. Que eu me acalme… Que o amor sobreviva. Pois esse sim, ninguém poderá mudá-lo; o amor será sempre naturalmente belo e verdadeiro.
‘Cuide bem do seu amor, seja ele quem for’. Herbert Vianna (Cantor e Compositor)

10 de nov. de 2008

TPM - Segundo a visão masculina

Galera...mulher em TPM é um caso serio..o bom é quando se tem tres em ksa, e as tres entram em TPM juntas...kkkkkkkk...
Segundo a visão masculina, dividiu-se a TPM em 4 fases principais: Fase 1 - a Fase Meiguinha Tudo começa quando a mulher começa a ficar dengosa, grudentinha. Bom sinal? Talvez, se não fosse mais do que o normal. Ela te abraça do nada, fala com aquela vozinha de criança e com todas as palavras no diminutivo. A fase começa chegar ao fim quando ela diz que está com uma vontade absurda de comer chocolate. O que se segue, é uma mudança sutil desse comportamento, aparentemente inofensivo, para um temperamento um pouco mais depressivo. Fase 2 - a Fase Sensível Ela passa a se emocionar com qualquer coisa, desde uma pequena rachadura em forma de gatinho no azulejo em frente à privada, até uma reprise de um documentário sobre a vida e a morte trágica de Lady Di. Esse estágio atinge um nível crítico com uma pergunta que assombra todos os homens, desde os inexperientes até os mais escolados como o meu pai:- Você acha que eu estou gorda? Notem que não é uma simples pergunta retórica. Reparem na entonação, na escolha das palavras. O uso simples do verbo 'estou' ao invés da combinação 'estou ficando', torna o efeito da pergunta muito mais explosiva do que possamos imaginar. E essa pergunta, meus amigos, é só o começo da pior fase da TPM. Essa pergunta é a linha divisória entre essa fase sensível da mulher para uma fase mais irascível. Fase 3 - a Fase Explosiva Meus amigos, essa é a fase mais perigosa da TPM.Há relatos de mulheres que cometeram verdadeiros genocídios nessa fase [ desconfio até que várias limpezas étnicas tenham sido comandadas por mulheres na TPM ]Exagero à parte, realmente essa é a pior fase do ciclo tepeêmico. Você chega na casa dela, ela está de pijama, pantufas e descabelada. A cara não é das melhores quando ela te dá um beijo bem rápido, seco e sem língua. Depois de alguns minutos de silêncio total da parte dela, você percebe que ela está assistindo aquele canal japonês que nem ela nem você sabem o nome. Parece ser uma novela ambientada na era feudal ~> sem legendas... Então, meio sem graça, sem saber se fez alguma coisa errada, você faz aquela famosa pergunta: "Tá tudo bem?" A resposta é um simples e seca: "Tá" sem olhar na sua cara. Não satisfeito, você emenda um: "Tem certeza?", que é respondido mais friamente com um rosnado baixo e cavernoso "teenhoo". Aí, como somos legais e percebemos que ela não tá muito a fim de papo, deixamos quieto e passamos a tentar acompanhar o que Tanaka está tramando para tentar tirar Kazuke de Joshiro, o galã da novela que... - Merda, viu!? - ela rosna de repente.- Que foi? A Fase Explosiva acaba de atingir o seu ápice com essa pergunta. Sem querer, acabamos de puxar o gatilho. O que se segue são esporros do tipo: - Você não liga pra mim! Tá vendo que eu to aqui quase chorando e você nem pergunta o que eu tenho! Mas claro! Você só sabe falar de você mesmo! Ah, o seu dia foi uma merda? O meu também! E nem por isso eu fico aqui me lamuriando com você! E pára de me olhar com essa cara! Essa que você faz, e você sabe que me irrita! Você não sabe! Aquele vestido que você me deu ficou apertado! Aaaai, eu fico looooouca quando essas coisas me acontecem! Você também, não quis ir comigo no shopping trocar essa merda! O pior de tudo é que hoje, quando estava indo para o trabalho, um motoqueiro mexeu comigo e você não fez nada! Pra que serve esse seu Jiu Jitsu? Ah, você não estava comigo? Por que não estava comigo na hora? Tava com alguma vagabunda? Aquela sua colega de trabalho, só pode ser ela. E nem pra me trazer um chocolate! Cala sua boca! Sua voz me irrita! Aliás,vai embora antes que eu faça alguma besteira. Some da minha frente! Desnorteado, você pede o pinico e sai. Tenta dar um beijinho de boa noite e quase leva uma mordida. Fase 4 - a Fase da Cólica No dia seguinte o telefone toca. É ela, com uma voz chorosa, dizendo que está com uma cólica absurda, de não conseguir nem andar.Você vai à casa dela e ela te recebe dócil, superamável. Faz uma cara de coitada, como se nada tivesse acontecido na noite anterior, e te pede pra ir à farmácia comprar um Atroveran, Ponstan ou Buscopan pra acabar com a dor dela. Você sai pra comprar o remédio meio aliviado, meio desconfiado "O que aconteceu?", você se pergunta. "Tudo bem". Você pensa: "Acho que ela se livrou do encosto". Pronto! A paz reina novamente. A cólica dobra (literalmente) a fera e vocês voltam a ser um casal feliz. Pelo menos até daqui a 20 dias... ADENDO DO LEITOR P.S.: O PIOR NÃO É ISSO, O PIOR É QUE ELAS ESTÃO LENDO ISTO E ESTÃO DANDO RISADA!!! ESTÃO DIZENDO, "SOU ASSIM MESMO, E DAÍ?"

3 de nov. de 2008

Para não ficarem para trás, aqui esta a revanche da mulherada...

Para não ficarem para trás, aqui esta a revanche da mulherada... Aí vai a revanche. O sabor dos homens ATUALMENTE TEMOS MULHER MELANCIA, MULHER JACA, MULHER MORANGUINHO E TANTOS OUTROS ADJETIVOS DESAGRADÁVEIS A NOSSA CLASSE... DIANTE DESTA NOVA MODA, SEGUEM ALGUMAS DEFINIÇÕES DO QUE DIRÍAMOS ASSIM: REPRESENTASSEM AS IGUARIAS MASCULINAS...HEHEHEHEHEH HOMEM Camarão: só tem merda na cabeça, mas é gostoso e você come assim mesmo. HOMEM Caranguejo: é feio e peludo, mas você bate nele, limpa direitinho e come. HOMEM Pão: tem sempre o mesmo gosto, mas você come todo dia. HOMEM Aperitivo: acompanhado de uma bebida você come e ainda acha bom. HOMEM Maracujá: é todo enrugado, você come e depois sente vontade de dormir... HOMEM Caviar: você sabe que alguém está comendo, mas não é ninguém que você conheça. HOMEM Bacalhau: você só come uma vez por ano. HOMEM Maionese de Fim de Festa: todo mundo te avisa pra não comer, mas você come porque está desesperada; arrepende-se e depois passa mal. HOMEM Rã: todo mundo já comeu, menos você. HOMEM Salada: é bonito, mas quando você come descobre que não é tão gostoso assim. HOMEM Marmita: não é lá essa coisa, mas você come rapidinho. HOMEM Cafezinho de Supermercado: você nem faz questão, mas como é de graça, você come. HOMEM Jiló: é horrível, mas você conhece alguém que come. HOMEM Docinho de Festa: você fica com vergonha de chegar junto, então vem outra, come e deixa você chupando dedo.. HOMEM Cogumelo Venenoso: comeu, ta fudido. HOMEM Feijoada: você come e ele fica te enchendo o dia todinho. HOMEM Coqueiro: pode trepar que não tem galho. HOMEM Miojo: em um minuto ta pronto pra comer. HOMEM Coca 2 litros: dá pra seis HOMEM pé de chuchu: Você é obrigado a comer senão a vizinha vai lá e come. HOMEM BIS : você come, repete e nem se lembra das calorias!!!!!

27 de out. de 2008

Um sorriso negro

Um sorriso negro, um abraço negro Traz....felicidade Negro sem emprego, fica sem sossego Negro é a raiz da liberdade .. Negro é uma cor de respeito Negro é inspiração Negro é silêncio, é luto negro é...a soluçã Negro que já foi escravo Negro é a voz da verdade Negro é destino é amor Negro também é saudade.. (um sorriso negro !)

Preciso de você

Hoje, preciso de você, com qualquer humor, com qualquer sorriso;
Hoje so tua presença vai me deixar feliz, só hoje.

24 de out. de 2008

Se eu não te amasse tanto assim

Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim Ivete Sangalo Composição: Paulo Sergio Valle / Herbert Vianna Meu coração Sem direção Voando só por voar Sem saber onde chegar Sonhando em te encontrar E as estrelas Que hoje eu descobri No seu olhar As estrelas vão me guiar Se eu não te amasse tanto assim Talvez perdesse os sonhos Dentro de mim E vivesse na escuridão Se eu não te amasse tanto assim Talvez não visse flores Por onde eu vim Dentro do meu coração Hoje eu sei Eu te amei No vento de um temporal Mas fui maisMuito além Do tempo do vendaval Nos desejos Num beijo Que eu jamais provei igual E as estrelas dão um sinal Se eu não te amasse tanto assim Talvez perdesse os sonhos Dentro de mim E vivesse na escuridão Se eu não te amasse tanto assim Talvez não visse flores Por onde eu vim Dentro do meu coração...

10 de out. de 2008

O Corpo Feminino

Não importa o quanto pesa. É fascinante tocar, abraçar e acariciar o corpo de uma mulher. Saber seu peso não nos proporciona nenhuma emoção. Não temos a menor idéia de qual seja seu manequim. Nossa avaliação é visual, isso quer dizer, se tem forma de guitarra... está bem. Não nos importa quanto medem em centímetros - é uma questão de proporções, não de medidas. As proporções ideais do corpo de uma mulher são: curvilíneas, cheinhas, femininas... . Essa classe de corpo que, sem dúvida, se nota numa fração de segundo. As magrinhas que desfilam nas passarelas, seguem a tendência desenhada por estilistas que, diga-se de passagem, são todos gays e odeiam as mulheres e com elas competem. Suas modas são retas e sem formas e agridem o corpo que eles odeiam porque não podem tê-los. Não há beleza mais irresistível na mulher do que a feminilidade e a doçura. A elegância e o bom trato, são equivalentes a mil viagras. A maquiagem foi inventada para que as mulheres a usem. Usem! Para andar de cara lavada, basta a nossa. Os cabelos, quanto mais tratados, melhor. As saias foram inventadas para mostrar suas magníficas pernas.. Porque razão as cobrem com calças longas? Para que as confundam conosco? Uma onda é uma onda, as cadeiras são cadeiras e pronto. Se a natureza lhes deu estas formas curvilíneas, foi por alguma razão e eu reitero: nós gostamos assim. Ocultar essas formas, é como ter o melhor sofá embalado no sótão. É essa a lei da natureza... que todo aquele que se casa com uma modelo magra, anoréxica, bulêmica e nervosa logo procura uma amante cheinha, simpática, tranqüila e cheia de saúde. Entendam de uma vez! Tratem de agradar a nós e não a vocês. porque, nunca terão uma referência objetiva, do quanto são lindas, dita por uma mulher. Nenhuma mulher vai reconhecer jamais, diante de um homem, com sinceridade, que outra mulher é linda. As jovens são lindas... mas as de 40 para cima, são verdadeiros pratos fortes. Por tantas delas somos capazes de atravessar o atlântico a nado. O corpo muda... cresce. Não podem pensar, sem ficarem psicóticas que podem entrar no mesmo vestido que usavam aos 18. Entretanto uma mulher de 45, na qual entre na roupa que usou aos 18 anos, ou tem problemas de desenvolvimento ou está se auto-destruindo. Nós gostamos das mulheres que sabem conduzir sua vida com equilíbrio e sabem controlar sua natural tendência a culpas. Ou seja, aquela que quando tem que comer, come com vontade (a dieta virá em setembro, não antes; quando tem que fazer dieta, faz dieta com vontade (não se saboteia e não sofre); quando tem que ter intimidade com o parceiro, tem com vontade; quando tem que comprar algo que goste, compra; quando tem que economizar, economiza. Algumas linhas no rosto, algumas cicatrizes no ventre, algumas marcas de estrias não lhes tira a beleza. São feridas de guerra, testemunhas de que fizeram algo em suas vidas, não tiveram anos 'em formol' nem em spa... viveram! O corpo da mulher é a prova de que Deus existe. É o sagrado recinto da gestação de todos os homens, onde foram alimentados, ninados e nós, sem querer, as enchemos de estrias, de cesárias e demais coisas que tiveram que acontecer para estarmos vivos. Cuidem-no! Cuidem-se! Amem-se! A beleza é tudo isto. Paulo Coelho

Mandela Luta Pela Liberdade - o filme

fonte: http://www.mandelaofilme.com.br/

3 de out. de 2008

27 de set. de 2008

27 de setembro - Dia do Turismólogo

O termo Turismólogo surgiu no início dos anos 70, com o intuito de normartizar uma categoria de profissionais da área de turismo, área que já demonstrava enorme potencial de desenvolvimento.

Nesse contexto, surge o turismo como um novo curso, valorizando o pensar turístico e suas possibilidades. Atualmente, foram encerrados centenas de cursos superiores em Turismo no Brasil, ficando aquelas que contribuem de certa forma com o pensar turístico há anos, haja visto, o aumento de publicações sobre o "pensar turistico" de Mestres e Doutores em Turismo.

Turismólogo/Bacharel em Turismo = (graduados em Cursos Superiores em Turismo, com duração 8 Semestres Acadêmicos).

Podem ser considerados Técnicos em Turismo os Cursos que envolvem conhecimento específico de curta duração.

São Cosme e Damião

Venha celebrar Ibeji (erê, menino de angola, Cosme e Damião) no dia 27 de setembro, as 18h Ilé Axé Ogumfunmilayo Av. Dulce Geralda Diniz, 260 - Quintas Coloniais - Contagem fones: (31) 9805.9384
“São Cosme mandou fazer duas camisinhas azul, no dia da festa dele, São Cosme quer caruru”. Esta é uma das canções mais famosas para homenagear os santos gêmeos, Cosme e Damião. No Brasil, o dia 27 de setembro é dedicado a esses santos. Na igreja de São Cosme e São Damião, no bairro da Liberdade, em Salvador, celebram-se missas durante todo o dia 27. Mas como o candomblé também é muito praticado na Bahia, torna então o elemento principal da festa o caruru. Os santos no Candomblé e na Umbanda são conhecidos como os orixás Ibejis. No candomblé Cosme e Damião são filhos gêmeos de Xangô e Iansã. Os santos gêmeos possuem muitos simpatizantes e devotos, estes que todo ano fazem caruru para eles, chamado também de “Caruru dos Santos” e “Caruru dos sete meninos” que representam os sete irmãos (Cosme, Damião, Dou, Alabá, Crispim, Crispiniano e Talabi) cita em seu livro “Cosme e Damião, O culto dos santos gêmeos no Brasil e na África” o antropólogo Vivaldo da Costa Lima. O caruru está presente no calendário de festas populares baianas, neste mês as pessoas enfeitam as suas casas. Os devotos preparam comidas como: caruru, vatapá, feijão fradinho, xinxim de galinha e outras comidas de origem africana. Depois de tudo preparado, o devoto passa por um ritual onde incensa com defumador o interior de sua casa e todos que moram nela. “É de grande importância em nossos rituais, pois tem como função retirar todas as cargas negativas do ambiente e desprender cargas positivas. No defumador o carvão tem a função de puxar as cargas negativas do ambiente e as essências ou ervas de emanarem as cargas positivas. Todos os rituais umbandistas devem começar pela defumação. As essências e ervas mais usadas no defumador são incenso, alecrim e alfazema”, cita em seu texto “Pontos de Defumação” a astróloga, terapeuta vibracional e taróloga Marilda Bourbon. São Cosme e Damião são padroeiros e protetores dos gêmeos e das crianças. Nascidos no século III na Arábia, estudaram medicina e não recebiam pagamento em troca de seus serviços médicos por que tinham o objetivo de converter os pagãos para a fé cristã. Foram perseguidos e mortos (degolados) pelo Imperador Diocleciano, cita em seu artigo “São Cosme e Damião” a terapeuta holística Rute Moabita Mês de setembro na Bahia, as feiras e os mercados são bastante concorridos, os feirantes ficam satisfeitos com o alto índice de fregueses. “É uma das datas que mais vendo aqui, não troco esse ponto por nada. Quiabo e camarão é o que mais vendo”, comemora o feirante que trabalha na feira do bairro de Mussurunga, Antônio Luís. Fonte: http://www.overmundo.com.br/overblog/sao-cosme-e-damiao

27 de setembro - Dia Mundial do Turismo

Dia Mundial do Turismo, comemorar o quê?

Às vezes parece que a imprensa rema contra. Na verdade, o setor do turismo é um dos que mais despertam interesse na mídia e, portanto, merece todo o nosso respeito. O que o jornalista procura informar é o fato, a notícia, os números e sua transparência, o que nem sempre agrada a todos.
No dia 27 de setembro, é comemorado o Dia Mundial do Turismo, indústria sem chaminés, limpa, uma das que mais gera empregos e receitas em quase todos os países, isso porque cada um deles tem o que oferecer ao visitante. Muitas vezes, as atrações não são assim tão empolgantes. Mas o povo compensa com muito carinho ao turista. Afinal, todos sonham em poder viajar, adquirir novos conhecimentos, fotografar, se divertir e contar as façanhas aos amigos. Esse é o turismo saudável que o ituano tem prazer em praticar: oferecer mesa farta e gostosa, ótima rede hoteleira, passeios pelo ambiente rural, visitas a fazendas históricas e a monumentos imperdíveis, feitos pela mão do homem ou pela natureza.
Mas, no contexto do turismo globalizado, o Brasil, apesar do grande potencial, ainda está muito longe de conseguir explorar devidamente suas riquezas naturais, históricas e seus tesouros, para atrair mais turistas e incrementar o fluxo de divisas externas. Os fatores que atrapalham são muitos, mas, principalmente porque o turismo é um complexo complicado. O turismo depende de inúmeros outros fatores como a economia, infra-estrutura, simpatia do povo pelos visitantes, mão de obra qualificada, qualidade do sistema educacional, atendimento em outras línguas, boas rodovias, estrutura de portos e aeroportos, higiene, serviços médicos voltados ao turista, etc.
Como se vê, a lista é longa. Para piorar, o número de turistas estrangeiros em visita ao Brasil caiu 6,3%, no ano passado, segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT). Em 2006, a estatística aponta a vinda de 5 milhões de viajantes contra 5,4 milhões em 2005. Os principais motivos desse retrocesso podem ser apontados como a crise da Varig, a crise da aviação civil e a escalada da violência urbana. Assim, ficamos na contra-mão do planeta onde 842 milhões de turistas se deslocaram no ano passado, ou seja, quase 5 por cento a mais que os 802 milhões registrados em 2005.
Diz o governo que se esforça em perseguir metas com o objetivo de aumentar o fluxo de turistas estrangeiros, não só para garantir como para incrementar cerca de 6 milhões de empregos de pessoas que vivem em torno dos resultados do turismo. Mas, este ano, por exemplo, apesar de um investimento de 33,2 milhões de reais, previsto por programas federais diretamente ligados ao setor, menos de 1% desse valor foi gasto até agora, final de setembro.
No ano passado, de R$ 1,3 bilhão autorizados em orçamento para o Ministério do Turismo, somente a metade desse dinheiro foi realmente aplicado. Parte do restante, cerca de 340 milhões foram gastos no pagamento de dívidas anteriores. O orçamento para 2007 previu uma verba de 1,8 bilhão para a recuperação e melhorias no setor turístico. No entanto, apenas 10 milhões de reais foram investidos nos primeiros meses do ano. Essa é a realidade.
Neste ano, não se sabe bem o porquê, a Organização Mundial do Turismo escolheu um tema para comemorar: “O Turismo abre as portas para as mulheres”. Imagino que pela competência feminina em conhecimento e no gerenciamento, além da suas atividades domésticas. Nesse ponto o Brasil está bem servido: temos uma Ministra do Turismo, Marta Suplicy, a presidência da EMBRATUR é ocupada também por uma mulher – Jeanine Pires e na presidência das Comissões de Turismo da Câmara e Senado estão a deputada Lídice da Mata e a senadora Lúcia Vânia, respectivamente. No entanto, a Lei Geral do Turismo está parada na Casa Civil da Presidência da República a espera de uma tramitação mais digna para um setor que emprega, atualmente, cerca de 2 milhões de mulheres.
Tristes são os números do ranking internacional de países que mais recebem turistas. Essa pesquisa é feita anualmente, considerando-se mais de cem países. A campeã absoluta é a França que recebeu, em 2006, quase 80 milhões de visitantes. Na seqüência vem a Espanha (58,5 milhões), Estados Unidos (51,1 milhões), China (49,6 milhões) Itália (41,1 milhões) e o Brasil na 37ª posição, com o registro de apenas 5 milhões de turistas no ano passado.
Pior ainda é o registro do Fundo Econômico Mundial que pesquisa o Ranking de Competitividade em Turismo e Viagem, no qual o Brasil ocupa a 59ª posição. Nessa avaliação são analisados diversos itens que influenciam a receptividade turística como a rede de transporte precária, desempenho ruim no aspecto segurança e falta de políticas públicas para o desenvolvimento do turismo. Entre os pontos particularmente negativos do Brasil está a mão de obra qualificada para o setor, que levou o País para o 106º lugar entre os 124 países que participam do ranking nesse quesito.
Segundo o FEM – Fórum Econômico Mundial – a qualidade do sistema educacional colocou o Brasil em 114º lugar. Esse ranking que mede diversos aspectos de uma nação em relação ao turismo é liderado pela Suíça, seguida nos dez primeiros postos pela Áustria, Alemanha, Islândia, Estados Unidos, Hong Kong, Canadá, Cingapura, Luxemburgo e Inglaterra. O curioso é que a França, país mais visitado do mundo, está em 12º lugar, apesar de seus inúmeros atrativos, grande estrutura de transportes e excelente rede de hotelaria. O fator que derruba a França é a atitude generalizada da sua população no tratamento inadequado aos visitantes estrangeiros.
Outros grandes destinos como Portugal (22º lugar), a Espanha (15º) e o Japão, a segunda maior economia do mundo (25º) mostram bem a seriedade desse ranking. Na região da América Latina e Caribe, Barbados se destaca em 29º lugar, Costa Rica, 41º, Chile, 45º, e México, 49º. Os “hermanos” argentinos aparecem em 64º lugar e o Peru, em 81º. A Itália, famosa pela enorme quantidade de pontos turísticos está em 33º lugar, a Índia em 65º e a China na posição 71.
Para salvar nossa imagem, o Banco Central do Brasil acaba de divulgar que U$ 431 milhões ingressaram na economia brasileira em agosto último, gastos por turistas estrangeiros, valor 16,03% superior ao registrado no mesmo mês do ano passado, quando entraram 371 milhões de dólares.
No acumulado do ano a receita totaliza U$ 3,265 bilhões, contra U$ 2,893 bilhões nos primeiros oito meses do ano passado, desempenho 12,84% maior. “Mantido o atual ritmo mensal de entrada de dólares pelo turismo, a receita anual poderá chegar a U$ 4,9 bilhões, um recorde histórico”, explica José Francisco de Salles Lopes, diretor de Estudos e Pesquisas do Ministério do Turismo. O executivo informa, ainda, que em 2006, ano que apresentou o melhor resultado de todos os tempos, U$ 4,316 bilhões foram gastos por turistas estrangeiros no Brasil.
Infelizmente, ainda não temos idéia dos números de turistas que visitaram Itu no ano passado e a comparação com 2005. As informações foram solicitadas aos órgãos competentes, mas, ainda não tivemos respostas. Quando isso acontecer, se houver algum critério estatístico, divulgaremos os dados para tomarmos conhecimento da evolução de visitantes à nossa cidade. Fonte: http://www.itu.com.br/colunistas/artigo.asp?cod_conteudo=11115

16 de set. de 2008

Caminhada Pela Liberdade Religiosa

Caminhada Pela Liberdade Religiosa

Liberdade Religiosa. Eu Tenho Fé! O Rio de Janeiro é um estado de muitos credos, porém com uma só crença: o respeito ao direito sagrado de cada cidadão manifestar livremente sua fé, praticar seu culto e exercer plenamente sua religião. No entanto, este direito vem sendo seriamente ameaçado. Ninguém será discriminado por sua crença religiosa. Eu tenho fé.

A intolerância religiosa vem crescendo em todo país. Já foram registrados diversos casos de ataques as religiões de matriz africana, como a Umbanda e o Candomblé. Seus sacerdotes vêm sendo agredidos, sua religiosidade difamada em veículos de comunicação. Estudantes têm sofrido constrangimento e recebido ensinamentos com imposição curricular de outro credo. E até episódios extremos de vandalismo, invasão e demolição de templos, terreiros e casas-de-santo tornaram-se rotineiros.

Nenhuma manifestação religiosa será ofendida sem o devido direito de resposta e punição. Eu tenho fé.

Para defender o direito a liberdade de culto, organizações religiosas e da sociedade civil vão promover, no dia 21 de setembro, a Caminhada pela Liberdade Religiosa, na orla da praia de Copacabana. Esta iniciativa é uma resposta dos praticantes das religiões afro-brasileiras que, em conjunto com outros setores, vem se mobilizar contra o fanatismo, o preconceito e a discriminação. A caminhada é um ato a favor da cidadania. É um movimento que acredita, como no tempo dos Quilombos, que o espírito de convivência pacífico e democrático pode ser incorporado pela população do estado do Rio.

Nós temos Fé!

15 de set. de 2008

O feiticeiro negro [Carlos Buby]

O feiticeiro negro [Carlos Buby]
Por que tantos desamores
Contra os feiticeiros negros
Que só querem levar flores
Para Iemanjá
Rebater nos seus tambores
Os açoites da vida
E com a alma redimida
Fazer festa no mar
Iemanjá Sobá, Miregun, Iyabá
Senhora das Cadeias
Odoiyá
Por que tantas palavras
Contra os feiticeiros negros
Que só querem liberdade
Pra saudar Xangô
Relembrar nos seus tambores
A história perdida
E com a alma redimida
Cantar em seu louvor
Xangô Agodô é Justiça e Amor
Xangô Agodô, Kaô Kaô
Por que tantos preconceitos
Contra os feiticeiros negros
Se a cultura do amor
Não discrimina cor
O navio negreiro já miscigenou
E em cada negro tem um branco
Que a princesa libertou
É hora de dançar
Para o rei Nagô
É hora de cantar
O que Zumbi ensinou
Ojú Obá ô Zaze ê
Ojú Obá ô Zaze ê
Ô Zaze ê Ojú Obá
Ojú Obá ô Zaze ê

...

"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu.
Como não sou judeu, não me incomodei.
No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista.
Como não sou comunista, não me incomodei.
No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico.
Como não sou católico, não me incomodei.
No quarto dia, vieram e me levaram;
já não havia mais ninguém para reclamar..." Martin Niemöller, 1933

16 de ago. de 2008

Ponto de vista sobre relacionamentos - por Evandro Santo

Gostar dói. Você muitas vezes vai ter raiva,ciúmes, ódio , frustração. Faz parte.Você namora um outro ser ,um outro mundo e um outro universo. E nem sempre as coisas saem como você quer... A pior coisa é gente que tem medo de se envolver. Se alguém vier com este papo, corra, afinal,voce não é terapeuta. Se não quer se envolver, namore uma planta. É mais previsivel. Na vida e no amor, não temos garantias. E nem todo sexo bom é para namorar. Nem toda pessoa que te convida para sair é para casar. Nem todo beijo é para romancear. Nem todo sexo bom é para descartar.Ou se apaixonar.Ou se culpar. Enfim...quem disse que ser adulto é fácil?

MULHERES ( Fábio Reynol)‏

MULHERES (Fábio Reynol) O desrespeito à natureza tem afetado a sobrevivência de vários seres e entre os mais ameaçados está a fêmea da espécie humana. Tenho apenas um exemplar em casa, que mantenho com muito zelo e dedicação, mas na verdade acredito que é ela quem me mantém. Portanto, por uma questão de auto-sobrevivência, lanço a campanha 'Salvem as Mulheres!'. Tomem aqui os seus parcos conhecimentos em fisiologia da feminilidade a fim de que preservemos os raros e preciosos exemplares que ainda restam:
ALIMENTAÇÃO CORRETA - Ninguém vive de vento. Mulher vive de carinho. Dê-lhe em abundância. É coisa de homem, sim, e se ela não receber de você vai pegar de outro. Beijos matinais e um 'eu te amo' no café da manhã as mantém viçosas e perfumadas durante todo o dia. Um abraço diário é como a água para as samambaias. Não a deixe desidratar.

12 de jul. de 2008

niver do Cris...grande e eterno amigo

Feliz Aniversario, Cristiano
Hoje é um dia lindo! É uma data muito importante.
Num dia como hoje, o Senhor DEUS olhou para Terra e viu que na vida de algumas pessoas, faltava alguém que tivesse luz própria, irradiasse alegria, confiança e amor por onde passasse, e então mandou-nos VOCÊ.
Após sua criação, ELE pensou: Felizes são aqueles que poderão compartilhar de sua presença e de sua amizade, e então, destruiu a fórmula que lhe fez. Você é um ser único, iluminado, que irradia paz e é maravilhoso poder fazer parte do seu círculo de amizade.
Continue sendo esta pessoa especial, maravilhosa e essencial em nossa vida. Lhe desejo do fundo do coração, um feliz aniversário.
Que DEUS em sua infinita misericórdia, cubra sua existência de bençãos e retire todos os espinhos que porventura aparecerem em seu caminho.
Que todos seus desejos, por mínimos que possam parecer aos nossos olhos, se tornem realidade.

niver da minha cunhadinha...

Edelvais Mendonça, Feliz aniversário

1 de jul. de 2008

Te Amo!

Te Amo, não somente pelo que és, mas pelo que sou quando estou contigo! Te Amo, porque puseste a mão pela minha alma e passaste por debaixo de minhas fraquezas e com teu Amor fizeste sair à luz toda a beleza que ninguém antes de Ti conseguiu encontrar

10 de jun. de 2008

...Paz e Bem...

...Paz e Bem...
...SEMPRE...


O céu recebeu mais um de seus anjos....

Com certeza Deus esta lhe acompanhando....

4 de jun. de 2008

TERAPIA DO SORRIA


O sofrimento pode não existir.
ele é algo que aprendemos a sentir
dentro de uma situação que contraria a nossa vontade.
A situação existe, mas sofrer dentro
dela pode ser uma escolha nossa
FINANÇAS
Se o dinheiro está "curto"...sorria!O sorriso atrai a prosperidade.
FAMÍLIAS
Se está havendo conflitos...sorria!
O sorriso dissolve as energias pesadas.
TRABALHO
Se o trabalho parece lento...sorria!
O sorriso abre portas para novas possibilidades.
AMIGOS
Se alguns o desapontaram...sorria!
O sorriso é um imã para novas amizades.
SAÚDES
Se não está bem...sorria!
O sorriso fortalece as defesas do corpo.
IDADE
Se ela o preocupa...sorria!
O sorriso emite a luz da jovialidade.
SOLIDÃO
Se ela aparecer...sorria!
O sorriso conquista boas companhias.
Há momentos na vida que realmente não dá para sorrir.
Nesses momentos sorria para DEUS:
ELE há de retribuir o seu sorriso!!!

1 de jun. de 2008

MINHA QUERIDA,

Não pense que eu estou atualizando seu blog apenas porque hoje 1º de junho, completam 6 meses que estamos juntos. Na verdade, a certeza de que você é a mulher mais linda e querida de todo o planeta está no meu coração todos os dias!Eu amo você, profunda e imensamente, e me sinto um homem completo ao pensar que sempre poderei contar com a sua carinhosa companhia. Nada me é mais reconfortante e prazeroso do que estar com você, do que sentir a sua pele macia e a sua meiga voz. Tua fala me soa como uma harpa angelical e o teu hálito lembra a hortelã recém-colhida no jardim.Você é tudo o que eu sonhei e, por isso, sempre estarei disposto a lhe oferecer o melhor de mim. Por isso vou me esforçar sempre para estar à altura do seu amor, da sua dedicação e do seu carinho.Não sei o que você deseja ou espere de mim nesta data, mas saiba que esta sincera declaração - e reafirmação - do meu amor foi a maneira mais sincera que eu encontrei para lhe demonstrar o que eu sinto.

Um beijo !

29 de mai. de 2008

FLOR DE LIZ

A HISTÓRIA DA MÚSICA 'FLOR DE LIZ' VEJA COMO A MÚSICA FICA AINDA MAIS BONITA DEPOIS QUE A GENTE SABE A HISTÓRIA DELA.
Djavan teve uma mulher chamada Maria, os dois teriam uma filha que se chamaria Margarida, mas sua mulher teve um problema na hora do parto e ele teria que optar por sua mulher ou por sua filha... Ele pediu ao médico que fizesse tudo que pudesse para salvar as duas, mas o destino foi duro e a mulher e a filha faleceram no parto.
Agora é possível 'sentir' a letra da música. Conhecendo esta breve história passamos a ouvir a música sob novo contexto, entendendo como a dor pode ser transformada em poema e arte.
Flor de Lis
Valei-me, Deus! É o fim do nosso amor
Perdoa, por favor, eu sei que o erro aconteceu.
Mas não sei o que fez, tudo mudar de vez.
Onde foi que eu errei?
Eu só sei que amei, que amei, que amei, que amei.
Será talvez que a minha ilusão, foi dar meu coração,
com toda força, pra essa moça me fazer feliz,
e o destino não quis, me ver como raiz de uma flôr de liz.
E foi assim que eu vi nosso amor na poeira, poeira.
Morto na beleza fria de Maria.
E o meu jardim da vida ressecou, morreu.
Do pé que brotou Maria, nem Margarida nasceu.
E o meu jardim da vida ressecou, morreu.
Do pé que brotou Maria, nem Margarida nasceu...
Portanto, aproveite cada momento da sua vida ao máximo, passe o maior tempo possível com as pessoas que você ama (família,amigos e amores) e torne estes momentos inesquecíveis.

11 de mai. de 2008

9 de mai. de 2008

Dia das Mães

A origem do Dia das Mães
-
A mais antiga comemoração dos dias das mães é mitológica. Na Grécia antiga, a entrada da primavera era festejada em honra de Rhea, a Mãe dos Deuses.
-
O próximo registro está no início do século XVII, quando a Inglaterra começou a dedicar o quarto domingo da Quaresma às mães das operárias inglesas. Nesse dia, as trabalhadoras tinham folga para ficar em casa com as mães. Era chamado de "Mothering Day", fato que deu origem ao "mothering cake", um bolo para as mães que tornaria o dia ainda mais festivo.
-
Nos Estados Unidos, as primeiras sugestões em prol da criação de uma data para a celebração das mães foi dada em 1872 pela escritora Júlia Ward Howe, autora de "O Hino de Batalha da República".
-
Mas foi outra americana, Ana Jarvis, no Estado da Virgínia Ocidental, que iniciou a campanha para instituir o Dia das Mães. Em 1905 Ana, filha de pastores, perdeu sua mãe e entrou em grande depressão. Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a idéia de perpetuar a memória de sua mãe com uma festa. Ana quis que a festa fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas, com um dia em que todas as crianças se lembrassem e homenageassem suas mães. A idéia era fortalecer os laços familiares e o respeito pelos pais.
-
Durante três anos seguidos, Anna lutou para que fosse criado o Dia das Mães. A primeira celebração oficial aconteceu somente em 26 de abril de 1910, quando o governador de Virgínia Ocidental, William E. Glasscock, incorporou o Dia das Mães ao calendário de datas comemorativas daquele estado. Rapidamente, outros estados norte-americanos aderiram à comemoração.
-
Finalmente, em 1914, o então presidente dos Estados Unidos, Woodrow Wilson (1913-1921), unificou a celebração em todos os estados, estabelecendo que o Dia Nacional das Mães deveria ser comemorado sempre no segundo domingo de maio. A sugestão foi da própria Anna Jarvis. Em breve tempo, mais de 40 países adotaram a data.
-
"Não criei o dia das mães para ter lucro"
-
O sonho foi realizado, mas, ironicamente, o Dia das Mães se tornou uma data triste para Anna Jarvis. A popularidade do feriado fez com que a data se tornasse uma dia lucrativo para os comerciantes, principalmente para os que vendiam cravos brancos, flor que simboliza a maternidade. "Não criei o dia as mães para ter lucro", disse furiosa a um repórter, em 1923. Nesta mesmo ano, ela entrou com um processo para cancelar o Dia das Mães, sem sucesso.
-
Anna passou praticamente toda a vida lutando para que as pessoas reconhecessem a importância das mães. Na maioria das ocasiões, utilizava o próprio dinheiro para levar a causa a diante. Dizia que as pessoas não agradecem freqüentemente o amor que recebem de suas mães. "O amor de uma mãe é diariamente novo", afirmou certa vez. Anna morreu em 1948, aos 84 anos. Recebeu cartões comemorativos vindos do mundo todos, por anos seguidos, mas nunca chegou a ser mãe.
-
Cravos: símbolo da maternidade
-
Durante a primeira missa das mães, Anna enviou 500 cravos brancos, escolhidos por ela, para a igreja de Grafton. Em um telegrama para a congregação, ela declarou que todos deveriam receber a flor. As mães, em memória do dia, deveriam ganhar dois cravos. Para Anna, a brancura do cravo simbolizava pureza, fidelidade, amor, caridade e beleza. Durante os anos, Anna enviou mais de 10 mil cravos para a igreja, com o mesmo propósito. Os cravos passaram, posteriormente, a ser comercializados.
-


No Brasil

O primeiro Dia das Mães brasileiro foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918. Em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou a data no segundo domingo de maio. Em 1947, Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que essa data fizesse parte também no calendário oficial da Igreja Católica.

Fonte: http://www.portaldafamilia.org/artigos/texto026.shtml

Alfabeto do Amigo

Alfabeto do Amigo A ceita você como você é. B ota fé em você. C hama-o ao telefone só pra dizer oi. D á-lhe amor incondicional. E nsina-lhe o que sabe de bom. F az-lhe favores que os outros não fariam. G rava na memória bons momentos passados com você. H umor não lhe falta pra fazer você sorrir. I nterpreta com bondade tudo o que você diz. J amais o julga, esteja você certo ou errado. L ivra-o da solidão. M anda-lhe pensamentos de ternura e gratidão. N unca o deixa em abandono. O ferece ajuda quando vê sua necessidade. P erdoa e compreende suas falhas humanas. Q uer vê-lo sempre feliz. R i com você e chora quando você chora. S empre se faz presente nos momentos de aflição. T oma suas dores e evita que o maltratem. U m sorriso seu basta para fazê-lo feliz. V ence o inimigo invencível junto com você. X inga e briga por você. Z ela, enfim, pela jóia que você representa 1000 bjsss

6 de mai. de 2008

Feliz Aniversario Jaimeeeeee

A idade de ser Feliz
"Existe somente uma idade para a gente ser feliz.
Somente uma época na vida de cada pessoa
Em que se pode sonhar e fazer planos
E ter energia bastante para realiza-los,
A despeito de todas as dificuldades e obstáculos.
Uma só idade para a gente se encantar
Com a vida e viver apaixonadamente
Com o entusiasmo dos amantes
E a coragem dos aventureiros.
Fase dourada em que se pode criar, e criar a vida
À imagem e semelhança de nossos desejos
E vestir-se com todas as cores
E experimentar todos os sabores
E desfrutar de tudo com toda a intensidade
Sem preconceitos nem pudor.
Tempo em que cada limitação humana
É só mais um convite ao crescimento
Um desafio a lutar com toda energia
E a tentar algo novo
De novo e de novo e quantas vezes for preciso.
Essa idade tão especial e tão única chama-se Presente
E tem a duração do instante que passa...
...doce pássaro do aqui e agora
que quando se dá por ele
já voou para nunca mais.”

1 de mai. de 2008

Òké Arô! Arô Iê!


UMA PRAÇA ENCANTADA

JORNAL DIÁRIO DO POVO/ CIDADE – 24/04/2008 - quinta-feira - Pág. 3,


OXÒSSI VAI MORAR AQUI
Campinas Está Prestes a Ter
o Primeiro Logradouro Público
Batizado Com o Nome de Um Orixá.


Campinas está prestes a ganhar a Praça Oxóssi – Orixá da Riqueza e da Fartura. Trata-se da primeira praça pública da cidade que homenageia as religiões afro-brasileiras, como o candomblé e a umbanda. O espaço é fruto de um projeto do vereador Dário Saadi (DEM) e ainda depende da sanção do prefeito Hélio de Oliveira Santos (PDT). Mas tudo indica que, em breve, a área de 27 mil metros quadrados localizada no Jardim Uruguai, região do Ouro Verde, deverá ser arborizada e urbanizada para atender a população local e abrigar, em especial, os devotos do orixá.


O autor da idéia é Maurílio Ferreira da Silva, militante do Movimento Negro Unificado e filho de Oxóssi. “É um projeto que eu tenho há 10 anos. Sempre achei que seria interessante um espaço público que homenageasse a um orixá, mas por falta de iniciativa própria ficou bastante tempo no papel”, conta. A idéia voltou com força em 2007, quando Maurílio abordou o assunto com alguns líderes do candomblé e da umbanda. A boa receptividade fez com que ele se dedicasse a tornar o projeto em algo concreto.


O primeiro passo foi entrar com um pedido na Prefeitura para encontrar uma área disponível para a praça. Acabou achando um espaço maior do que esperava, próximo às margens do Rio Capivari, no Jardim Uruguai. A partir daí, entrou em contato com Dário Saadi para que fosse feito o projeto de lei – aprovado na semana passada pela Câmara dos Vereadores.


Agora, Maurílio aguarda a sanção do prefeito, que deve ser dada nas próximas semanas, para dar início aos preparativos da inauguração da praça. “A idéia é que seja um espaço de lazer para a comunidade da região, com área própria para as crianças e bastante arborizado”, explica. A natureza, por sinal, tem um valor bastante significativo. “Tem um ditado que diz ‘Sem folhas, sem orixás’. O candomblé dá um valor muito grande ao meio ambiente e por isso queremos plantar jaqueiras e mariwô, plantas que agradam a Oxóssi”, descreve.


A festa para inaugurar a praça ainda não tem data, mas Maurílio espera reunir o máximo de representantes e fiéis das religiões afro-brasileiras em Campinas. Além disso, deverá ocorrer um evento com oferendas para homenagear ao orixá. O babalorixá Hamilton Gonzaga Alves, o Pai Hamilton D’Odé, já aguarda ansiosamente que a praça saia do papel. “É algo muito raro ter um espaço público com referência às regiões afro-brasileiras. Eu mesmo não conheço nenhuma praça. Acho que será um espaço bonito em que todos poderão fazer oferendas a seus orixás”, opina.


Preconceito.


O projeto também é visto por Hamilton como uma forma de reafirmação da cultura negra e de suas tradições. “É uma boa forma de combater o preconceito em relação ao candomblé e à umbanda que foram perseguidos por muitos anos e estereotipados como cultos malignos, quando na verdade cultuamos coisas boas, como a natureza”, defende.


Saadi afirma que o projeto pretende justamente mostrar que não há espaço para o preconceito. “A população de Campinas respeita a diversidade religiosa e a aprovação desse projeto é uma prova que não existe discriminação. Já contamos com diversas vias e praças que levam nomes referentes a outras religiões. Nada mais justo do que prestar essa homenagem à cultura afro-brasileira”, conclui.


Box:


De acordo com o candomblé, Oxóssi é o orixá da caça, da fartura e da riqueza. É o senhor da floresta e de todos os seres que nela habitam. Atualmente, o culto a Oxóssi está praticamente esquecido em África, mas é bastante difundido no Brasil, em Cuba e em outras partes da América. A ele são conferidos os títulos de Alakétu, Rei, Senhor de Ketu, e Oníìlé, o dono da Terra.


Ele representa o domínio da cultura (entendendo a flecha como utensílio cultural, visto que adquire significados sociais, mágicos, religiosos) sobre a natureza. Suas características são astúcia, inteligência e cautela. Além disso, Oxóssi é um orixá de contemplação, amante das artes e das coisas belas.


Dia da semana: Quinta-feira
Cores: Azul-Turquesa
Saudação: Òké Arô! Arô Iê!
Elementos: Terra (Floresta e Campos Cultiváveis)
Domínio: Caça, Agrucultura, Alimentação e Fartura
Instrumento: Ofá (arco), Damatá (flecha), Erukeré


Fonte: http://www.cosmo.com.br/cidades/campinas/integra.