27 de set. de 2008

27 de setembro - Dia do Turismólogo

O termo Turismólogo surgiu no início dos anos 70, com o intuito de normartizar uma categoria de profissionais da área de turismo, área que já demonstrava enorme potencial de desenvolvimento.

Nesse contexto, surge o turismo como um novo curso, valorizando o pensar turístico e suas possibilidades. Atualmente, foram encerrados centenas de cursos superiores em Turismo no Brasil, ficando aquelas que contribuem de certa forma com o pensar turístico há anos, haja visto, o aumento de publicações sobre o "pensar turistico" de Mestres e Doutores em Turismo.

Turismólogo/Bacharel em Turismo = (graduados em Cursos Superiores em Turismo, com duração 8 Semestres Acadêmicos).

Podem ser considerados Técnicos em Turismo os Cursos que envolvem conhecimento específico de curta duração.

São Cosme e Damião

Venha celebrar Ibeji (erê, menino de angola, Cosme e Damião) no dia 27 de setembro, as 18h Ilé Axé Ogumfunmilayo Av. Dulce Geralda Diniz, 260 - Quintas Coloniais - Contagem fones: (31) 9805.9384
“São Cosme mandou fazer duas camisinhas azul, no dia da festa dele, São Cosme quer caruru”. Esta é uma das canções mais famosas para homenagear os santos gêmeos, Cosme e Damião. No Brasil, o dia 27 de setembro é dedicado a esses santos. Na igreja de São Cosme e São Damião, no bairro da Liberdade, em Salvador, celebram-se missas durante todo o dia 27. Mas como o candomblé também é muito praticado na Bahia, torna então o elemento principal da festa o caruru. Os santos no Candomblé e na Umbanda são conhecidos como os orixás Ibejis. No candomblé Cosme e Damião são filhos gêmeos de Xangô e Iansã. Os santos gêmeos possuem muitos simpatizantes e devotos, estes que todo ano fazem caruru para eles, chamado também de “Caruru dos Santos” e “Caruru dos sete meninos” que representam os sete irmãos (Cosme, Damião, Dou, Alabá, Crispim, Crispiniano e Talabi) cita em seu livro “Cosme e Damião, O culto dos santos gêmeos no Brasil e na África” o antropólogo Vivaldo da Costa Lima. O caruru está presente no calendário de festas populares baianas, neste mês as pessoas enfeitam as suas casas. Os devotos preparam comidas como: caruru, vatapá, feijão fradinho, xinxim de galinha e outras comidas de origem africana. Depois de tudo preparado, o devoto passa por um ritual onde incensa com defumador o interior de sua casa e todos que moram nela. “É de grande importância em nossos rituais, pois tem como função retirar todas as cargas negativas do ambiente e desprender cargas positivas. No defumador o carvão tem a função de puxar as cargas negativas do ambiente e as essências ou ervas de emanarem as cargas positivas. Todos os rituais umbandistas devem começar pela defumação. As essências e ervas mais usadas no defumador são incenso, alecrim e alfazema”, cita em seu texto “Pontos de Defumação” a astróloga, terapeuta vibracional e taróloga Marilda Bourbon. São Cosme e Damião são padroeiros e protetores dos gêmeos e das crianças. Nascidos no século III na Arábia, estudaram medicina e não recebiam pagamento em troca de seus serviços médicos por que tinham o objetivo de converter os pagãos para a fé cristã. Foram perseguidos e mortos (degolados) pelo Imperador Diocleciano, cita em seu artigo “São Cosme e Damião” a terapeuta holística Rute Moabita Mês de setembro na Bahia, as feiras e os mercados são bastante concorridos, os feirantes ficam satisfeitos com o alto índice de fregueses. “É uma das datas que mais vendo aqui, não troco esse ponto por nada. Quiabo e camarão é o que mais vendo”, comemora o feirante que trabalha na feira do bairro de Mussurunga, Antônio Luís. Fonte: http://www.overmundo.com.br/overblog/sao-cosme-e-damiao

27 de setembro - Dia Mundial do Turismo

Dia Mundial do Turismo, comemorar o quê?

Às vezes parece que a imprensa rema contra. Na verdade, o setor do turismo é um dos que mais despertam interesse na mídia e, portanto, merece todo o nosso respeito. O que o jornalista procura informar é o fato, a notícia, os números e sua transparência, o que nem sempre agrada a todos.
No dia 27 de setembro, é comemorado o Dia Mundial do Turismo, indústria sem chaminés, limpa, uma das que mais gera empregos e receitas em quase todos os países, isso porque cada um deles tem o que oferecer ao visitante. Muitas vezes, as atrações não são assim tão empolgantes. Mas o povo compensa com muito carinho ao turista. Afinal, todos sonham em poder viajar, adquirir novos conhecimentos, fotografar, se divertir e contar as façanhas aos amigos. Esse é o turismo saudável que o ituano tem prazer em praticar: oferecer mesa farta e gostosa, ótima rede hoteleira, passeios pelo ambiente rural, visitas a fazendas históricas e a monumentos imperdíveis, feitos pela mão do homem ou pela natureza.
Mas, no contexto do turismo globalizado, o Brasil, apesar do grande potencial, ainda está muito longe de conseguir explorar devidamente suas riquezas naturais, históricas e seus tesouros, para atrair mais turistas e incrementar o fluxo de divisas externas. Os fatores que atrapalham são muitos, mas, principalmente porque o turismo é um complexo complicado. O turismo depende de inúmeros outros fatores como a economia, infra-estrutura, simpatia do povo pelos visitantes, mão de obra qualificada, qualidade do sistema educacional, atendimento em outras línguas, boas rodovias, estrutura de portos e aeroportos, higiene, serviços médicos voltados ao turista, etc.
Como se vê, a lista é longa. Para piorar, o número de turistas estrangeiros em visita ao Brasil caiu 6,3%, no ano passado, segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT). Em 2006, a estatística aponta a vinda de 5 milhões de viajantes contra 5,4 milhões em 2005. Os principais motivos desse retrocesso podem ser apontados como a crise da Varig, a crise da aviação civil e a escalada da violência urbana. Assim, ficamos na contra-mão do planeta onde 842 milhões de turistas se deslocaram no ano passado, ou seja, quase 5 por cento a mais que os 802 milhões registrados em 2005.
Diz o governo que se esforça em perseguir metas com o objetivo de aumentar o fluxo de turistas estrangeiros, não só para garantir como para incrementar cerca de 6 milhões de empregos de pessoas que vivem em torno dos resultados do turismo. Mas, este ano, por exemplo, apesar de um investimento de 33,2 milhões de reais, previsto por programas federais diretamente ligados ao setor, menos de 1% desse valor foi gasto até agora, final de setembro.
No ano passado, de R$ 1,3 bilhão autorizados em orçamento para o Ministério do Turismo, somente a metade desse dinheiro foi realmente aplicado. Parte do restante, cerca de 340 milhões foram gastos no pagamento de dívidas anteriores. O orçamento para 2007 previu uma verba de 1,8 bilhão para a recuperação e melhorias no setor turístico. No entanto, apenas 10 milhões de reais foram investidos nos primeiros meses do ano. Essa é a realidade.
Neste ano, não se sabe bem o porquê, a Organização Mundial do Turismo escolheu um tema para comemorar: “O Turismo abre as portas para as mulheres”. Imagino que pela competência feminina em conhecimento e no gerenciamento, além da suas atividades domésticas. Nesse ponto o Brasil está bem servido: temos uma Ministra do Turismo, Marta Suplicy, a presidência da EMBRATUR é ocupada também por uma mulher – Jeanine Pires e na presidência das Comissões de Turismo da Câmara e Senado estão a deputada Lídice da Mata e a senadora Lúcia Vânia, respectivamente. No entanto, a Lei Geral do Turismo está parada na Casa Civil da Presidência da República a espera de uma tramitação mais digna para um setor que emprega, atualmente, cerca de 2 milhões de mulheres.
Tristes são os números do ranking internacional de países que mais recebem turistas. Essa pesquisa é feita anualmente, considerando-se mais de cem países. A campeã absoluta é a França que recebeu, em 2006, quase 80 milhões de visitantes. Na seqüência vem a Espanha (58,5 milhões), Estados Unidos (51,1 milhões), China (49,6 milhões) Itália (41,1 milhões) e o Brasil na 37ª posição, com o registro de apenas 5 milhões de turistas no ano passado.
Pior ainda é o registro do Fundo Econômico Mundial que pesquisa o Ranking de Competitividade em Turismo e Viagem, no qual o Brasil ocupa a 59ª posição. Nessa avaliação são analisados diversos itens que influenciam a receptividade turística como a rede de transporte precária, desempenho ruim no aspecto segurança e falta de políticas públicas para o desenvolvimento do turismo. Entre os pontos particularmente negativos do Brasil está a mão de obra qualificada para o setor, que levou o País para o 106º lugar entre os 124 países que participam do ranking nesse quesito.
Segundo o FEM – Fórum Econômico Mundial – a qualidade do sistema educacional colocou o Brasil em 114º lugar. Esse ranking que mede diversos aspectos de uma nação em relação ao turismo é liderado pela Suíça, seguida nos dez primeiros postos pela Áustria, Alemanha, Islândia, Estados Unidos, Hong Kong, Canadá, Cingapura, Luxemburgo e Inglaterra. O curioso é que a França, país mais visitado do mundo, está em 12º lugar, apesar de seus inúmeros atrativos, grande estrutura de transportes e excelente rede de hotelaria. O fator que derruba a França é a atitude generalizada da sua população no tratamento inadequado aos visitantes estrangeiros.
Outros grandes destinos como Portugal (22º lugar), a Espanha (15º) e o Japão, a segunda maior economia do mundo (25º) mostram bem a seriedade desse ranking. Na região da América Latina e Caribe, Barbados se destaca em 29º lugar, Costa Rica, 41º, Chile, 45º, e México, 49º. Os “hermanos” argentinos aparecem em 64º lugar e o Peru, em 81º. A Itália, famosa pela enorme quantidade de pontos turísticos está em 33º lugar, a Índia em 65º e a China na posição 71.
Para salvar nossa imagem, o Banco Central do Brasil acaba de divulgar que U$ 431 milhões ingressaram na economia brasileira em agosto último, gastos por turistas estrangeiros, valor 16,03% superior ao registrado no mesmo mês do ano passado, quando entraram 371 milhões de dólares.
No acumulado do ano a receita totaliza U$ 3,265 bilhões, contra U$ 2,893 bilhões nos primeiros oito meses do ano passado, desempenho 12,84% maior. “Mantido o atual ritmo mensal de entrada de dólares pelo turismo, a receita anual poderá chegar a U$ 4,9 bilhões, um recorde histórico”, explica José Francisco de Salles Lopes, diretor de Estudos e Pesquisas do Ministério do Turismo. O executivo informa, ainda, que em 2006, ano que apresentou o melhor resultado de todos os tempos, U$ 4,316 bilhões foram gastos por turistas estrangeiros no Brasil.
Infelizmente, ainda não temos idéia dos números de turistas que visitaram Itu no ano passado e a comparação com 2005. As informações foram solicitadas aos órgãos competentes, mas, ainda não tivemos respostas. Quando isso acontecer, se houver algum critério estatístico, divulgaremos os dados para tomarmos conhecimento da evolução de visitantes à nossa cidade. Fonte: http://www.itu.com.br/colunistas/artigo.asp?cod_conteudo=11115